Fine Art America - Art - Prints - Canvas Prints - Framed Prints - Metal Prints - Acrylic Prints

Every purchase includes a money-back guarantee.

312-238-9009

CART

SHOP

SELL

CREATE

LIMITED

TOUR

Galeria de Arte Myralda Brasil

Blog: #1 of 5 by Demetrius Cotta

Previous  |  Next

February 17th, 2011 - 05:34 AM

Prefeitura inaugura Galeria de Arte Myralda
Espaço quer valorizar artistas plásticos profissionais da cidade mineira de Sete Lagoas Minas Gerais / Brasil e desenvolver ações progressistas junto a outras formas de artes visuais. O Diálogo com o mundo será bem vindo.

A arte ganha espaço nobre na Casa da Cultura. Na próxima sexta-feira (11), 20h, a Galeria Myralda Elisa de Faria Roque abre as portas para mostrar o talento de artistas plásticos locais. Nas paredes, as exposições Mirar e Mirabolante marcam a inauguração com os trabalhos de 24 profissionais de Sete Lagoas. A partir de segunda-feira (14), a mostra poderá ser conferida pelo público.

O ambiente foi concebido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, com apoio cultural da Iveco, e conta com a curadoria de Adriana Drummond, Demétrius Cotta, Fred Cota e Luciana Ribeiro. O novo espaço reconhece a tradição setelagoana de artistas profissionais, atendendo ao anseio de exposições mais ousadas e que não poderiam ocupar a entrada do auditório, na antiga galeria da Casa da Cultura, a qual permanece em uso, observa o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi. “A Galeria Myralda oferece um local à altura do trabalho dos artistas”.

Na opinião do curador Demétrius Cotta, com a nova galeria, a classe artística ganha no processo qualitativo. “É uma evolução na forma de tratar a cultura na cidade. Essa é a primeira vez que curadores participam de um espaço público municipal”, afirma. A partir de 2011, o objetivo é que as exposições sejam formadas por seleções dadas em editais.

EM EXPOSIÇÃO
A abertura da Galeria Myralda é celebrada com duas exposições: Mirar, com obras acadêmicas em pinturas de objetos e paisagens, de 12 de junho a 16 de julho; e Mirabolante, a partir de 24 de julho, quando a dose de criatividade da arte contemporânea entra em cena com objetos, desenhos e esculturas.

Os artistas que compõem a Mirar são: André Valença, Belkiss Schreiber, Dora Ogando, Erlei Pereira, Ivânio Cristelli, Jacinto Godoy, Josemmar, Florêncio, Luciano Diniz, Marco Antônio Gomez, Lucioli e Paulo Horta. A Mirabolantes reúne Afonso Oliveira, Bigóia, Denise Dumont, Fernanda Castanheira, Gladston Mansur, Leandro Luppiano, Leandro Figueiredo, Luizi di Paula, Manoel Rosário, Mário Loura, Mário Pereira e Paulo Dias. A seleção desses profissionais aconteceu pela relevância e currículo, esclarece o curador Demétrius Cotta.

O título das mostras é uma homenagem à artista e professora Myralda, ao unir duas palavras com som e significado derivados do seu nome e da memória das lições que deixou, esclarece o artista e curador Fred Cota. “Mirar e ser Mirabolantes, olhar para o futuro e alcançá-lo com criatividade, sonhar e transformar”, diz Cota.

O secretário Antoniazzi lembra que o empenho e envolvimento dos artistas plásticos com a Galeria Myralda aconteceu desde a concepção da identidade visual realizada por Demétrius Cotta e pela arte dos convites de inauguração elaborada por Luciano Ribeiro. O horário de visitação do novo espaço cultural é de segunda a sexta-feira, de 8 às 18h. A Casa da Cultura está localizada na avenida Getúlio Vargas, 91, Centro.

QUEM FOI MYRALDA
A mineira de Guaxupé, Myralda Elisa de Faria Roque, formou-se no Conservatório Mineiro de Artes de Belo Horizonte, onde fez especialização em Música, Teoria, Canto, Solfejo, Coreografia e Teatro. Em Sete Lagoas, foi convidada para dirigir a Escola de Música “Lia Salgado” da Fundação Educacional Monsenhor Messias. Após a construção da Casa da Cultura, tornou-se diretora do departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Sete Lagoas. Dentre as ações de destaque, está o projeto “Corpo e Alma”, em que trabalhava arte e cultura de forma descentralizada, permitindo a expressão de novos talentos.

A CASA DA CULTURA
A ideia de criação da Casa da Cultura nasceu em 1968 e tomou forma 14 anos mais tarde, depois de jornada empreendida pelo Clube de Letras de Sete Lagoas. Sede da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, o local tem a intenção de abrigar a arte e as referências da cultura local e regional. Entre os ambientes voltados para o público, estão duas galerias de arte e um auditório.

Fotos em: http://www.flickr.com/photos/prefeiturasetelagoas/sets/72157624115052579/

DMTRIUS COTTA
CURATOR OF ART GALLERY
www.galeriamyralda.blogspot.com

Galeria de Arte Myralda Brasil

Subscribe to Demetrius Cotta's Blogs

There are no comments on this blog.   Click here to post the first comment.