Looking for design inspiration?   Browse our curated collections!

Galeria de Arte Myralda Brasil

Demetrius Cotta

Blog #1 of 5

Previous

|

Next

February 17th, 2011 - 05:34 AM

Blog Main Image
Galeria de Arte Myralda Brasil

Prefeitura inaugura Galeria de Arte Myralda
Espaço quer valorizar artistas plásticos profissionais da cidade mineira de Sete Lagoas Minas Gerais / Brasil e desenvolver ações progressistas junto a outras formas de artes visuais. O Diálogo com o mundo será bem vindo.

A arte ganha espaço nobre na Casa da Cultura. Na próxima sexta-feira (11), 20h, a Galeria Myralda Elisa de Faria Roque abre as portas para mostrar o talento de artistas plásticos locais. Nas paredes, as exposições Mirar e Mirabolante marcam a inauguração com os trabalhos de 24 profissionais de Sete Lagoas. A partir de segunda-feira (14), a mostra poderá ser conferida pelo público.

O ambiente foi concebido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, com apoio cultural da Iveco, e conta com a curadoria de Adriana Drummond, Demétrius Cotta, Fred Cota e Luciana Ribeiro. O novo espaço reconhece a tradição setelagoana de artistas profissionais, atendendo ao anseio de exposições mais ousadas e que não poderiam ocupar a entrada do auditório, na antiga galeria da Casa da Cultura, a qual permanece em uso, observa o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi. “A Galeria Myralda oferece um local à altura do trabalho dos artistas”.

Na opinião do curador Demétrius Cotta, com a nova galeria, a classe artística ganha no processo qualitativo. “É uma evolução na forma de tratar a cultura na cidade. Essa é a primeira vez que curadores participam de um espaço público municipal”, afirma. A partir de 2011, o objetivo é que as exposições sejam formadas por seleções dadas em editais.

EM EXPOSIÇÃO
A abertura da Galeria Myralda é celebrada com duas exposições: Mirar, com obras acadêmicas em pinturas de objetos e paisagens, de 12 de junho a 16 de julho; e Mirabolante, a partir de 24 de julho, quando a dose de criatividade da arte contemporânea entra em cena com objetos, desenhos e esculturas.

Os artistas que compõem a Mirar são: André Valença, Belkiss Schreiber, Dora Ogando, Erlei Pereira, Ivânio Cristelli, Jacinto Godoy, Josemmar, Florêncio, Luciano Diniz, Marco Antônio Gomez, Lucioli e Paulo Horta. A Mirabolantes reúne Afonso Oliveira, Bigóia, Denise Dumont, Fernanda Castanheira, Gladston Mansur, Leandro Luppiano, Leandro Figueiredo, Luizi di Paula, Manoel Rosário, Mário Loura, Mário Pereira e Paulo Dias. A seleção desses profissionais aconteceu pela relevância e currículo, esclarece o curador Demétrius Cotta.

O título das mostras é uma homenagem à artista e professora Myralda, ao unir duas palavras com som e significado derivados do seu nome e da memória das lições que deixou, esclarece o artista e curador Fred Cota. “Mirar e ser Mirabolantes, olhar para o futuro e alcançá-lo com criatividade, sonhar e transformar”, diz Cota.

O secretário Antoniazzi lembra que o empenho e envolvimento dos artistas plásticos com a Galeria Myralda aconteceu desde a concepção da identidade visual realizada por Demétrius Cotta e pela arte dos convites de inauguração elaborada por Luciano Ribeiro. O horário de visitação do novo espaço cultural é de segunda a sexta-feira, de 8 às 18h. A Casa da Cultura está localizada na avenida Getúlio Vargas, 91, Centro.

QUEM FOI MYRALDA
A mineira de Guaxupé, Myralda Elisa de Faria Roque, formou-se no Conservatório Mineiro de Artes de Belo Horizonte, onde fez especialização em Música, Teoria, Canto, Solfejo, Coreografia e Teatro. Em Sete Lagoas, foi convidada para dirigir a Escola de Música “Lia Salgado” da Fundação Educacional Monsenhor Messias. Após a construção da Casa da Cultura, tornou-se diretora do departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Sete Lagoas. Dentre as ações de destaque, está o projeto “Corpo e Alma”, em que trabalhava arte e cultura de forma descentralizada, permitindo a expressão de novos talentos.

A CASA DA CULTURA
A ideia de criação da Casa da Cultura nasceu em 1968 e tomou forma 14 anos mais tarde, depois de jornada empreendida pelo Clube de Letras de Sete Lagoas. Sede da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, o local tem a intenção de abrigar a arte e as referências da cultura local e regional. Entre os ambientes voltados para o público, estão duas galerias de arte e um auditório.

Fotos em: http://www.flickr.com/photos/prefeiturasetelagoas/sets/72157624115052579/

DMTRIUS COTTA
CURATOR OF ART GALLERY
www.galeriamyralda.blogspot.com

Comments

Post a Comment

There are no comments on this blog.   Click here to post the first comment.